p

Notícias da CMFI / veja na íntegra
 
07/12/2017 - 14:00
MEIO AMBIENTE
Ações e Planejamento para desenvolvimento sustentável são debatidos na Câmara de Foz
Audiência pública sobre Agendas 2030 e A3P foram realizadas na última quarta (06)
COMUNICAÇÃO/CMFI


A preocupação com meio ambiente e com mobilização para que ações sustentáveis sejam adotadas, tanto pelo Poder Público, quanto pela sociedade de modo geral, pautaram a audiência pública da última quarta-feira (06/12), que discutiu as Agendas A3P e agenda 2030. O debate foi proposto e conduzido pela Vereadora Rosane Bonho (PP).

A Secretária Municipal do Meio Ambiente, Ana Biesek, fez uma explanação a respeito de algumas medidas que estão sendo tomadas em Foz do Iguaçu com relação à sustentabilidade. “Na COAAFI temos 103 catadores e mais de 1000 em toda a cidade. A COOAFI além de receber o material, vai fazer a venda. Hoje vamos ter apoio da Itaipu para a reforma dos oito centros de triagem. Trabalhando com educação ambiental fizemos um concurso para definir a logo da coleta seletiva. Para iniciarmos o projeto fizemos uma delimitação da área, iniciando pela Vila C. Em Foz do Iguaçu, iniciamos a A3P com implantação e monitoramento da coleta seletiva de resíduos recicláveis nas instituições públicas de Foz do Iguaçu. Para o projeto da coleta seletiva, estamos trabalhando com a Itaipu, em que vai ser desenvolvido o sistema de QR Code e será o primeiro do país”, destacou a Secretária.

Nelton Friedrich, especialista em desenvolvimento sustentável, afirmou “os aterros são os maiores geradores de metano no mundo. Estamos diante de um momento da humanidade em que estamos entrando em um novo cenário de novos agregados. Temos de reduzir 43% das emissões de gases de efeito estufa até 2030; zerar desmatamento da Amazônia até 2030. No que diz respeito às ODS e emissões, Foz do Iguaçu está no ponto de partida. A primeira grande iniciativa é mapear o que já está acontecendo e já está programado. O papel do município e da Câmara é articular as forças para a proposta. Sobre os componentes decisivos de uma agenda 2030, o primeiro quesito é governança”.

Elsídio Cavalcante, Secretário de Planejamento, destacou “dentre os quase 200 projetos que a nossa secretaria desenvolveu e está desenvolvendo neste início de governo, dentre eles temos três que tem relação com essa audiência pública: estou desenvolvendo um projeto para colocar luminárias com LED em nossa cidade, o que vai trazer uma economia de 60% no gasto de energia elétrica; Nós vamos vender o lixo de Foz do Iguaçu, para isso já estudei cinco alternativas diferentes, uma delas que me chamou a atenção é que a empresa recebe o lixo da empresa que é feita a coleta; o terceiro projeto que estamos desenvolvendo trata-se do diagnóstico do Rio Boicy, vamos apresentar a primeira etapa no dia 11 de dezembro no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu”.

Joice Mendes, representante do coletivo jovem da Bacia do Paraná 3 falou da mobilização da juventude com relação a esse tema “precisamos fomentar no município o empoderamento da juventude, queremos discutir uma plataforma de discussão e ação, a juventude tem direito de aprender e participar da agenda 2030 com a sociedade”. João Paulo Angeli disse “às vezes parece que não temos caminhado, mas temos feito muito, a participação popular é o que complementa a democracia. Temos de conseguir ir além, quando conseguirmos sentar coletivamente e pensar sustentabilidade”.

A audiência contou com representante da Unila, do Vereador Celino Fertrin (PDT), Representante da Secretaria de Esporte, Secretário de Meio Ambiente, Representante do IFPR, da ADEOP, do Fórum Ambiental de Foz do Iguaçu e do Núcleo Regional de Educação. A autora do debate, Vereadora Rosane Bonho (PP), afirmou que a continuidade da discussão e encaminhamentos posteriores acontecerão em reuniões na sala de Comissões da Câmara Municipal, com os interessados e especialistas no assunto.


 
 
Tags da Matéria:   Câmara Foz; Meio ambiente; Desenvolvimento sustentável; 2030; A3P
 

 
 

CNPJ: 75.914.051/0001-28
Sede: Travessa Oscar Muxfeldt, Nº 81- Centro. CEP: 85851-490 - Foz do Iguaçu - PR
Anexo: Rua Quintino Bocaiúva, Nº 610 - Centro. CEP: 85851 - 130 - Foz do Iguaçu - PR
Site Oficial da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu
Responsabilidade: Diretoria de Comunicação

 
Horário de expediente – Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 14h00
           
45 3521 - 8100   imprensacmfi@gmail.com