05/04/2018 - 12:16
MOÇÃO DE APLAUSO
Associação da Terceira Idade Força das Águas recebe reconhecimento do Legislativo
A entidade atua com projetos de escrita, leitura e informática e possui 500 sócios

Em tom de saudade e gratidão, a homenagem da Câmara à Associação Civil da Terceira Idade Força das Águas de Foz do Iguaçu – ACTIFAFI foi entregue durante os trabalhos da sessão ordinária desta quinta-feira, 05 de abril, no plenário do Legislativo.

O Coral da Terceira Idade Som das Águas do Centro de Convivência do Idoso (CCI) deu início ao ato homenageando Anair de Quadros (in memorian), mãe do Presidente da Câmara, Rogério Quadros. A Professora e Secretária da entidade, Mafalda Dias, puxou o canto da Música “O Exilado” em homenagem à Anair, que fez parte da Associação durante bastante tempo de sua vida.

O proponente da Moção de Aplauso n°05/2018, Vereador Marcio Rosa (PSD), destacou que isso é “um símbolo de gratidão. Hoje estamos aqui com nossos sábios, conselheiros, pessoas que se dedicaram para que estivéssemos aqui no dia de hoje. A idade é apenas reflexo de experiência e um símbolo”.

O Presidente da Associação, Izalino Thomé, após receber a placa da Moção, agradeceu a iniciativa da Câmara Municipal. “Isso é muito importante para nossa associação crescer e se desenvolver. A entidade foi fundada em 2014, temos cerca de 500 sócios. Temos um projeto de escrita e leitura, porque quando tínhamos 200 sócios, 10% não sabiam ler e escrever. Aí queríamos amenizar essa porcentagem. Procuramos as Universidades, fomos até Unioeste e encontramos uma professora que fez esse projeto para associação. Então, pedimos ao Poder Público que nos oferecesse um espaço no Centro de Convivência do Idoso para que pudessem realizar os estudos lá. Tínhamos 30 alunos, em oito meses fizemos a primeira formatura, porque os estudantes já sabiam ler e escrever”.

Izalino também comentou de outras atividades da instituição, como o projeto arte e cultura, de informática, ambos em parceria com a Unila. “Com tudo isso, essa Moção de Aplauso nos anima a ir adiante”, destacou o Presidente da entidade. Ao final de seu discurso, Izaltino pediu apoio dos Vereadores para que haja um projeto modificando o Centro de Convivência do Idoso para Centro de Convivência e referência do Idoso; bem como apoio do Legislativo, que em diálogo com a Prefeitura, verifique qual o motivo de as atividades que ocorrem no CCI não terem iniciada ainda.

O coral da entidade, que existe há 22 anos, finalizou a homenagem com duas canções: Haja paz na Terra e Índia. “Nesse tempo todo esse foi o primeiro coral da terceira idade no Paraná”, memorou o maestro Gilmar dos Santos Moreira.

Recursos emendas impositivas

O Presidente da Câmara, Rogério Quadros, lembrou que dentre os recursos das emendas impositivas dos parlamentares, realizadas ao orçamento para este ano de 2018, os Vereadores destinaram recursos para climatização e cozinha do Centro de Convivência do Idoso.

Tags da Matéria:   Câmara Foz; Moção de Aplauso; Coral; Associação Terceira idade; Força das Águas