16/04/2018 - 13:06
PARLAMENTO JOVEM
Câmara de Foz assina termo de adesão ao Projeto Parlamento Jovem do TRE (PR)
Ideia é que os poderes trabalhem em conjunto a educação para cidadania

Em diálogo na manhã desta segunda-feira, 16 de abril, com membros da corte do Tribunal Regional Eleitoral -TRE Paraná, o Presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, assinou termo de adesão ao projeto Parlamento Jovem.

“A ideia é trabalhar com a educação para cidadania e qualificar cada vez mais os eleitores, para que assim justiça eleitoral precise intervir menos em problemas no processo eleitoral”, destacou o Juiz e também Diretor Executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR, Antônio Franco Ferreira da Costa Neto.

Segundo o Juiz, o projeto teve origem em 2016 e vários municípios do estado já se engajaram no projeto, o qual já atingiu de 600 a 3 mil estudantes do ensino Paranaense.

A ideia é trabalhar com crianças do ensino médio, proporcionar aos estudantes o conhecimento a respeito do processo eleitoral, tanto com relação à campanha, eleições, posse e depois a atuação como parlamentar, tudo de maneira simulada, com partidos fictícios, inclusive. Na figura do Presidente Rogério Quadros, o Legislativo Iguaçuense se colocou inteiramente à disposição para realização do projeto e na contribuição do que for necessário para o desenvolvimento da Educação Cidadã.

“Esse é o momento oportuno para discutirmos isso, é um ano de eleições gerais no país”, afirmou o Juiz Paulo Afonso, membro da Corte Eleitoral do TRE. Também participaram da reunião: a coordenadora Executiva da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PR, a Juíza Danuza Zorzi, servidora do Cartório Eleitoral, Helen Dias e Claudinei Zdanski, Técnico Judiciário do TRE-PR.

Tags da Matéria:   Câmara Foz; Parlamento Jovem; TRE; Educação; Cidadania