13/06/2017 - 12:43
DELEGACIA DA MULHER/ SERVIDORES MUNICIPAIS
Câmara Municipal pleiteia melhor estrutura para Delegacia da Mulher
Requerimento da Vereadora Nanci (PDT) solicita cedência de outro imóvel com finalidade de atender às demandas

A Delegacia da Mulher e do Turista de Foz do Iguaçu foi objeto de requerimento, por parte da Vereadora Nanci R. Andreola (PDT), na sessão desta terça (13/06), o qual solicita ao Executivo a possibilidade de disponibilização de imóvel com instalações adequadas para atender às demandas da Delegacia.

Segundo a proponente, não só o tamanho do imóvel, que possui 4 salas para atendimento, é insuficiente, mas também a estrutura para atendimento adequado à população. “Nunca teve uma sede decente para que todos pudessem ser ouvidos de maneira discreta, é muito difícil alguém relatar uma situação quando todos estão ouvindo. Isso tem trazido constrangimento à mulher”, enfatizou a Vereadora Nanci R. Andreola (PDT).

“Sabemos da necessidade do sigilo da oitiva, vínculo de confiança entre quem ouve e quem denuncia. É preciso também pensarmos posteriormente nas equipes multidisciplinares para atendimento”, contribuiu o Vereador Marcio Rosa (PSD). “Tenho amigas que foram agredidas pelos respectivos esposos e chegando à Delegacia se deparam com homens e o que aconteceu foi que voltaram para casa e não denunciaram”, relatou a Vereadora Rosane Bonho (PP).

O requerimento da Vereadora quer informações com relação à viabilidade de o município ceder outro imóvel para as instalações da referida Delegacia, uma vez que seriam necessárias no mínimo sete salas para comportar os servidores, possibilitando melhoria no atendimento, preservando o sigilo dos relatos das vítimas, e também melhoras nas condições de trabalho desses profissionais.

SERVIDORES MUNICIPAIS

Em pauta também outro requerimento (301/2017) que tange a área da saúde, proposição também de autoria da mesma Vereadora Nanci R. Andreola (PDT), a qual solicita ao Prefeito a informações sobre a viabilidade de disponibilizar atendimento psicológico aos servidores municipais.

“Falta estrutura, equipamento, isso tudo traz transtornos para o lado emocional do profissional, causa depressão nas pessoas, nos servidores. Precisamos atuar na prevenção”, afirmou a Vereadora Nanci R. Andreola (PDT). “Tivemos casos de Guardas Municipais que também passaram pelo mesmo problema, é de relevância esse requerimento para poder minimizar essas situações”, acrescentou o Vereador Tenente-corone Jahnke (PTN).

“Na escola tinha uma profissional que afirmava que não estava conseguindo dormir porque a quantidade de problemas, das crianças, que chegavam até ela e a preocupavam não a deixavam tranquila não conseguir resolver, talvez os que os servidores mais precisem sejam ser ouvidos”, destacou a Vereadora Adriana Luiz (PSD). “Eu trabalho em um setor que atua com recém-nascidos e muitas vezes levo os problemas para casa. Estão acontecendo muitas situações de pessoas passando por graves problemas de saúde mental, carregamos os problemas de muitos pacientes e infelizmente diversas vezes não temos suporte emocional para lidar com isso”, relatou a Vereadora Rosane Bonho (PP).

Tags da Matéria:   Câmara Foz; Vereadores; Servidores municipais; saúde; Delegacia da Mulher