16/04/2018 - 13:15
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Câmara realiza audiência pública sobre o tráfico humano
De acordo com a ONU, anualmente a prática movimenta mais de mais de US$ 38 bilhões em todo o mundo

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realiza na próxima quarta-feira (18), às 19h00, no Plenário Municipal, uma audiência pública para debater o tráfico humano. A audiência, proposta pelo Vereador Celino Fertrin, irá debater soluções, ideias de combate e conscientização sobre o assunto.

Quem quiser se inscrever para fazer uso da palavra durante a audiência, basta entrar no link: http://www.cmfi.pr.gov.br/calendario_detalhesAudiencia.php?ID=MTI2NQ== e preencher os dados. A inscrição também pode ser feita no transcorrer do evento.

Região

A discussão sobre o tema torna-se ainda mais relevante no município, visto que Foz do Iguaçu é uma região fronteiriça e conforme o Diagnóstico sobre Tráfico de Pessoas nas Áreas de Fronteira no Brasil, feito em 2013 pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Centro Internacional de Desenvolvimento de Políticas de Migração (ICMPD, em inglês), foi constatado que essas zonas estão mais vulneráveis à essa prática – foram mais de 470 casos registrados (em todas as regiões de fronteira do país), desses, 75% eram crianças, mulheres e adolescentes.

Mundo

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a atividade movimenta anualmente mais de US$ 38 bilhões em todo o mundo, sendo a terceira colocada na lista das atividades ilegais mais lucrativas.

De acordo com o Relatório Global sobre o Tráfico de Pessoas (2016), lançado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a maioria das cerca de 5.800 vítimas encontradas na América do Sul são mulheres adultas (45%) e meninas (29%).

As formas de exploração também variam. Geralmente, essas vítimas são levadas para exploração sexual, tráfico forçado para trabalho e até adoção ilegal.

Brasil

No Brasil esse quadro não é diferente. Entre as 408 vítimas de tráfico de pessoas comunicadas de 2014 a 2016 - 301 eram mulheres (representando 75% do total).

Para tentar combater e diminuir esses dados alarmantes, o Ministério da Justiça e Segurança pública está elaborando o 3º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, cuja implementação está prevista para o período entre 2018 e 2021. Ele busca reforçar a prevenção ao tráfico, repressão e responsabilização dos seus autores e atenção às vítimas.

Tags da Matéria:   Câmara Foz; Audiência Pública; ONU; Tráfico Humano; Audiência Pública