07/11/2017 - 14:24
ECONOMIA E TRANSPARÊNCIA
Colaboradores da Câmara de Foz e outras Casas Legislativas da região realizam curso do Interlegis e SAPL
O curso e as ferramentas são gratuitas e disponibilizadas às casas legislativas do país

O Legislativo Iguaçuense recebe nesta semana, do dia 06 ao dia 10 de novembro, as Oficinas de Portal Modelo (site oferecido às instituições legislativas do país, de maneira gratuita) e a Oficina de SAPL, que é um Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, também sem custo.

Os cursos são oferecidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis), do Senado Federal. Os produtos do Interlegis foram construídos para união e transparência das Câmaras do país. Os instrutores do ILB/Intelegis que estão dando os cursos em Foz do Iguaçu são: José Bonifácio Góis Júnior e Rodrigo Luz.

Quem participa dos cursos são 24 servidores e assessores de diversas Câmaras, dentre elas: de Jaguapitã, Fênix, Matelândia, Irati e Foz do Iguaçu. A Câmara de Foz do Iguaçu já está migrando do site atual, que é uma ferramenta que necessita de contrato de manutenção, para o Portal Modelo, do Interlegis.

A oficina de Portal Modelo está sendo ministrada para que os funcionários das Casas possam aprender e dirimir dúvidas a respeito da alimentação e funcionamento do site. Na parte de Portal Modelo são abordados alguns assuntos como: customização do site, da parte da história da Câmara, alimentação e ordenamento das notícias, agenda de eventos, galeria de fotos e vídeos, assim como de uma parte de transparência, na qual se alimenta com conteúdo como planilhas, orçamentos, contratos e recursos humanos.

A economia estimada pelo Legislativo Iguaçuense com a migração para os produtos tecnológicos do Interlegis é de aproximadamente 73 mil reais anual. São contratos que atualmente geram custo e serão substituídos por ferramentas gratuitas do Senado e com a possibilidade de hospedagem do material no próprio interlegis, o que confere maior segurança com relação à ataques de hackers.

O curso é oferecido em diversos municípios do país que solicitam. No entanto, com a concorrência devido às datas disponíveis, a Câmara de Foz contou com apoio do Deputado Federal Giacobo (PR), o qual mediou o pedido junto ao Senado Federal.

Tags da Matéria:   Câmara Foz; Vereadores; Servidores: Interlegis; Portal Modelo; Sapl