10/11/2017 - 12:52
MODERNIZAÇÃO/PROGRAMAS DO SENADO FEDERAL
Corpo técnico do Legislativo está capacitado para implantar sistema SAPL
Novo sistema que será utilizado pela Câmara de Foz é gratuito, intuitivo e transparente

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, o SAPL, foi criado pelo Interlegis, do Senado Federal e é disponibilizado gratuitamente às Casas Legislativas que solicitam o sistema. O corpo técnico que compõe o setor legislativo da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou o curso e já está apto a implantar e operacionalizar o novo sistema.

Tanto o Portal Modelo, quanto o SAPL, são softwares livres, que recebem atualização constante da equipe de T.I do Senado. As ferramentas já estão disponíveis para o Legislativo Iguaçuense e estão em fase de alimentação, customização e também na etapa de migração de dados.

O SAPL contempla toda a parte de projetos, indicações, requerimentos, documentos administrativos, pauta, composição da Câmara, relatórios de sessões e normas jurídicas (projetos que já receberam aprovação legislativa e se tornaram leis). A ferramenta, além de gratuita, dispositivos que facilitam a vida do cidadão que quiser acompanhar o andamento e tramitação de algum projeto de lei, basta que ele assine a RSS da matéria e então passa a receber no e-mail a situação do projeto.

Os produtos do Interlegis foram desenvolvidos com intuito de modernização do sistema do legislativo e de conferir maior transparência aos documentos e tramitação das proposições. Além disso, todo o material precisa pesar o sistema de arquivo e informatizado das Câmaras, uma vez que há a possibilidade de hospedar todo o conteúdo no Senado Federal, o que garante maior segurança aos dados.

Quem possui outro sistema de processo legislativo e quer migrar o conteúdo para o SAPL, conta com total apoio dos técnicos do Senado. “Se você tem um sistema hoje e quer migrar para o SAPL, nós fazemos isso, temos um técnico do Intelegis que auxilia essa parte operacional”, afirmou Rodrigo Luz, técnico do ILB/Interlegis, o qual ministrou o curso do SAPL.

De acordo com dados do próprio Interlegis, atualmente são 1.754 Casas Legislativas atendidas com o Portal Modelo, só em outubro deste ano 23 Câmaras solicitaram. O SAPL é utilizado por 1.020 Câmaras do país e o domínio .Leg.br contempla 1.872 Casas.

Tags da Matéria:   Câmara Foz; Modernização; Interlegis; SAPL; Senado Federal; Transparência;