12/04/2018 - 13:01
RECONHECIMENTO
Dr. Aref Muhieddine, idealizador do projeto Moça Bonita, recebe reconhecimento da Câmara de Foz
O médico já é reconhecido mundialmente pelo projeto que atende mulheres jovens que possuem câncer

“Estamos aqui de passagem e precisamos exercer cidadania a todo tempo. Sou apenas uma pessoa que escolheu a medicina para continuar levando esperança às pessoas”, declarou o Dr. Aref Muhieddine, médico radioterapeuta, ao receber Moção de Aplauso do Legislativo Iguaçuense pelo trabalho realizado com mulheres que enfrentam tratamento de câncer. O trabalho do médico é desenvolvido também por meio do projeto “Moça Bonita”, idealizado e desenvolvido por ele e sua equipe, tanto no Brasil, quanto no Líbano. A homenagem foi proposta pelo Vereador Tenente-coronel Jahnke (Podemos) e entregue durante a sessão desta quinta-feira, 12 de abril.

“Temos a honra de realizar a entrega da Moção de Aplauso ao Dr. Aref. Vou falar, sim, de suas ações efetivas como médico que se destaca por sua humanidade, responsabilidade social e fundamentalmente o amor ao próximo. Falo sobre um ser humano desprovido de vaidades e, que, não medindo esforços ele busca proporcionar um tratamento diferenciado quando diagnosticado o câncer. Ele sempre tem um sorriso nos lábios, mesmo sabendo da gravidade do quadro clínico de suas pacientes. E, mais do que isso, tem uma palavra de conforto aos familiares. Ele cruzou fronteiras, com um simples intuito: ajudar ao próximo. O seu trabalho foi agregando outros médicos que se compadeceram da importância da causa e sua amplitude social. Continue semeando o bem, salvando vidas, a humanidade agradece”, afirmou Tenente Jahnke (Podemos).

“Ele atendeu minha mãe e irmã em 2010. Em meados de abril as duas descobriram que estavam com câncer. É uma pessoa que representa a sociedade e realmente dá valor ao ser humano. Parabéns pela pessoa que o senhor é”, relatou o Vereador João Miranda (PSD). “Nós trabalhamos juntos, o senhor atendeu minha irmã, que descobriu câncer de mama. Hoje poder vê-lo com esse projeto realizado, nós temos muito orgulho”, afirmou a Vereadora Rosane Bonho (PP). “Sou sua fã Dr.Aref, conheço pacientes em que o senhor dedicou seu conhecimento médico a essas profissionais. O senhor tem reconhecimento nacional e internacional e Foz do Iguaçu ainda o não tinha reconhecido. É um momento difícil, mexe muito com emocional das pessoas”, acrescentou a Vereadora Inês Weizemann.

Após receber a homenagem das mãos do Presidente da Casa, Rogério Quadros e do proponente, Tenente-coronel Jahnke, Dr. Aref externou sua gratidão. “A emoção é muito grande. Agradeço a todos os presentes, a todas entidades religiosas. O histórico no Líbano começou muito antes por causa do meu avô. Depois vieram ao Brasil, para São Paulo. Assim como todos os imigrantes, tivemos diversas lutas. Ainda muito cedo escolhi a profissão de ser médico, não pelo falso glamour da profissão, mas pelo desejo de salvar vidas. Quando escolhi o Líbano para começar o projeto queria ajudar quem precisava e me joguei no desafio. Segui para o país que estão as minhas raízes. As pessoas nos consideram loucos, onde já se viu largar o consultório e lutar por causas sociais. Foram colocadas pessoas boas, iluminadas em nosso caminho. A igreja Maronita nos abriu a porta e nos apoiou em todos os sentidos. Com toda essa força árabe na tríplice fronteira, empresários daqui nos ajudaram muito. As parcerias foram fundamentais para desenvolvermos os projetos no Líbano. O Moça Bonita busca ofertar tratamento personalizado, ágil para mulheres com câncer. Parafraseando Guimarães Rosa, após externar gratidão e relato de um trabalho que desenvolve em prol das pessoas, Dr. Aref finalizou ‘(...) ocorrer da vida embrulha tudo, esquenta, esfria, o que ela quer da gente é coragem (..)”.

O Arcebispo Maronita do Brasil, Dom Egdar Madi, compareceu à sessão e fez uso da palavra “Estou muito emocionado e vou ficando cada vez mais apaixonado pelo trabalho dele. O mundo está precisando do seu trabalho”.

História

Aref Muhieddine é filho dos libaneses, é nascido em Lages (SC). Atualmente é médico radioterapeuta. Ele mantém o trabalho no Oriente Médio e também nos Estados Unidos. O Projeto Moça Bonita é o primeiro no mundo voltado para mulheres jovens, com idade entre 20 e 50 anos. O projeto foi fundado em 2016 no Líbano e mais de 2 mil mulheres já foram atendidas.

Tags da Matéria:   Câmara Foz; Moção de Aplauso; Homenagem; Reconhecimento; Aref; Moça Bonita; Oncologista