07/12/2017 - 13:33
HONRARIA
Olympio de Sá Sotto Maior é o mais novo Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu
Com discurso crítico à atual realidade do país, lutador pelos direitos da criança e do adolescente recebe honraria

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Foz do Iguaçu, Olympio de Sá Sotto Maior Neto foi congratulado, na noite do dia 05 de dezembro, com o Título de Cidadão Honorário do município. A honraria é de autoria da Vereadora Adriana Luiz (PSD) e coautoria do Vereador Marcio Rosa (PSD).

“A árvore também voa no pássaro que a abandona”, assim o homenageado deu início ao seu discurso ao receber o título. Segundo ele, abriu sua fala dessa maneira para falar dos vínculos indissolúveis. “Minha história tem grande relação com Foz do Iguaçu, meu avô chegou aqui em 1914, data de Fundação do município. Eu, a última vez que estive aqui foi como coordenador da Comissão da Verdade”, explanou Olympio Sotto Maior.

A vereadora Adriana Luiz (PSD), autora da honraria, destacou que “o reconhecimento estava sendo dado a um homem íntegro e de caráter, em razão de toda sua vida de luta”. O Vereador Marcio Rosa (PSD), co- autor do Título, disse “aprendi muito com o senhor, é uma pessoa que luta e continua lutando pelos direitos da criança e do adolescente”.

O mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu, conhecido por luta incansavelmente pelos direitos da criança e do adolescente, criticou o atual momento pelo qual o país passa, a nova lei trabalhista, a PEC 241, que congela investimentos em educação e saúde o país. “Lugar de criança é nos orçamentos públicos. De nada adianta qualquer intervenção positiva se não se cumpre a legislação que diz que criança e adolescente são prioridade absoluta do Estado. Um repúdio ao que vivemos na realidade brasileira, o nosso processo civilizatório está interrompido. Estamos igualando, em estatística, o Brasil aos índices de Serra Leoa, Nepal, Quênia, em que a riqueza fica na mão de grupos minoritários. Hoje, 52% do orçamento da União vai para pagar a dívida pública, que deveria ter sido auditada desde 1988 e não foi. Estamos tendo a diminuição do Estado e todo esse discurso de economia é para pagar a dívida pública”, disse Sotto Maior, em seu discurso.

A banda do 34° BIMEC abrilhantou a cerimônia com canções de abertura da solenidade e com a execução dos hinos Brasileiro e de Foz do Iguaçu. Homenageado, prestigiado por amigos do Ministério Público e familiares, recebeu o título das mãos do Presidente do Legislativo, Vereador Rogério Quadros (PTB) e dos Vereadores Adriana Luiz (PSD) e Marcio Rosa (PSD).

História

O homenageado, natural de Curitiba (PR), formado em Direito, ingressou, via concurso, no Ministério Público do Estado do Paraná em 1977. Atualmente, Sotto Maior é Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Paraná e integra o Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça, sendo, também, o Coordenador da Comissão Estadual da Verdade do Estado do Paraná.

Ele foi Promotor de Justiça em diversas comarcas do estado, como: Castro, Ponta Grossa, Araucária, Paranavaí. Ele também atuou na Vara da Infância e Juventude durante mais de três anos e na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais. Coordenou os Centros de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e de Defesa da Pessoa com deficiência. Ele foi promovido a procurador de justiça em 1993 e eleito para o Conselho Superior do Ministério Público. Sotto Maior Netto também foi Procurador Geral da Justiça.

Tags da Matéria:   Câmara Foz; Honraria; Cidadão Honorário; Solenidade; Infância e adolescência