21/11/2017 - 12:35
HONRARIA
Rogério Bonato é o novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu
Homenagem foi entregue pelo Vereador Marcio Rosa e Presidente da Casa, Rogério Quadros

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu congratulou na noite da última segunda-feira, 20 de novembro, o Jornalista Rogério Bonato, com o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A honraria foi proposta pelo Vereador Marcio Rosa (PSD), entregue por ele e pelo Presidente do Legislativo, Rogério Quadros (PTB).

Com a presença de diversos empresários, autoridades do município e amigos e parlamentares Bonato recebeu o Título e agradeceu à Casa pelo reconhecimento de sua trajetória e história em Foz do Iguaçu.

O proponente, Vereador Marcio Rosa (PSD), afirmou que “é um reconhecimento merecido, a um profissional que se dedicou e trabalhou muito na área de comunicação do município”. A Vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT) disse “acho que a cidade deveria explorar mais pessoas como o Bonato, com a criatividade e competência dele”.

Durante a homenagem foi exibido um vídeo-documentário com o depoimento de vários amigos e colegas de profissão de Bonato que relataram a participação de momentos de sua história. Dentre os amigos que deram depoimento, os jornalistas: Airton José, Adelino Souza, Paulo Rigotti, Cláudio Benetta e Adilson Pasini, Professor Universitário.
O Vice-Prefeito Nilton Bobato, representando o Poder Executivo, relatou “conheci o Rogério Bonato em 1985 na TV Naipi, que ele ajudou a fundar, e depois voltamos a trabalhar juntos em 1997. Ele é um grande artista e escritor, muito importante da sua vida e desta homenagem”.

“Quero dividir esse título com todos que participaram da trajetória, fazer jornal é uma missão difícil, mas necessária. A gente não pode ter medo de fazer as coisas na vida, precisamos dos desafios e dividimos tudo com todo mundo, estou muito orgulhoso”, finalizou o homenageado Rogério Bonato.

HISTÓRIA

Bonato é natural de São Paulo, chegou a Foz do Iguaçu em 1980, dedicou a vida às artes e à área de Comunicação. Ele também é escritor, artista gráfico e plástico, produtor cultural e cineasta. Na Terra das Cataratas, ele participou da Rádio Cultura; Rádio 97,7; foi repórter da TV Tarobá (sucursal de Foz), sendo correspondente para o noticiário da TV Bandeirantes. Em 1984 participou do lançamento “Diário da Cidade” e posteriormente auxiliou na implementação da TV Naipi. A direção geral do Jornal diário “A Gazeta do Iguaçu” esteve sob a condução de Rogério Bonato a partir de 2004. Em 2013, quando se ausentou do Jornal “Gazetinha” participou do núcleo de produção audiovisual da empresa Vision Art Produções, quando integrou a finalização do documentário “Música Caipira”. Em 2007, a convite do Ex-Prefeito Paulo Mac Donald, Bonato assumiu o cargo de Diretor Presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, quando atuou em algumas frentes como a Feira do Livro, Festival do Teatro, dentre outras ações para o desenvolvimento da cultura do município. Um tempo depois, após “A Gazeta do Iguaçu” voltou à posse do Empresário Ermínio Gatti e o jornalista voltou ao trabalho no periódico. Depois disso, Fábius Augusto Bonato abriu a “Gazeta News Empreendimentos” e chamou seu pai, Rogério Bonato, para auxiliá-lo, diante da experiência e conhecimento.

Tags da Matéria:   Câmara Foz; Honraria; Rogério Bonato; Cidadão Honorário