06/12/2017 - 11:34
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Temas Ideologia de Gênero e Escola sem partido foram discutidos em longa audiência na Câmara
Audiência pública teve por intuito oportunizar amplo debate com entidades representativas

A proibição do ensino da chamada Ideologia de Gênero nas Escolas e implantação da Escola sem Partido foram discutidos com a população na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. O debate, proposto pelo Vereador Dr. Brito (Patriota), aconteceu na última sexta-feira, 1° de dezembro.

A mesa foi composta por vereadores presentes, representante da OAB; do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular – CDHMP; Sinprefi, Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos – COPEFI; APP – Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu; Assembleia de Deus Missão; Espaço Iguaçuense da Diversidade LGBT; União Municipal Estudantil de Foz do Iguaçu – UMEFI; Conselho Nacional do Laicato do Brasil Diocese de Foz do Iguaçu.

O vereador Dr. Brito (Patriota), proponente, afirmou que “é um tema de clamor da sociedade e a intenção da audiência é que se discutisse o tema de forma democrática”.
“O Sinprefi é contra Escola em partido e contra ideologia de gênero. Isso não existe na grade curricular”, afirmou Maria Ricce, Presidente do Sinprefi. O pastor Sebastião Silva, Presidente do Copefi, afirmou “nosso dever é respeitar o próximo, ouvir, comunicar”. Diego Carvalho, do Espaço Iguaçuense da Diversidade, destacou “a gente precisa debater gênero”.

Com a casa lotada e público com diversas opiniões divergentes, aconteceram algumas manifestações. O Vice-Presidente da Casa de Leis, Vereador Celino Fertrin, concluiu “a discussão foi boa, vimos que existe posicionamento contrário e os posicionamentos vão servir de base para que os Vereadores analisem os projetos”.

Os projetos de emenda à lei Orgânica 01/2017 que veda adoção e ou divulgação de políticas de ensino que tendam a aplicar a ideologia de gênero e o Projeto de Lei 95/2017 que institui no âmbito do sistema municipal de ensino de ensino o Programa Escola Sem Partido estão tramitando nas Comissões da Câmara e após análise, o parecer favorável ou não às matérias serão encaminhados ao plenário para leitura e apreciação dos parlamentares.

ACESSE O VÍDEO

Tags da Matéria:   Câmara Foz; Audiência pública; ideologia de gênero; Escola sem partido